domingo, 22 de abril de 2012

Make Anos 20

Pra quem nao sabe, eu estou fazendo um curso no Liceu de Maquiagem, em São Paulo, com a Vanessa Rozan e Vito Mariella (já já conto detalhes em um post) e há algumas semanas entramos no módulo "historia da moda e maquiagem", onde estudamos a mulher de cada época, quais as prioridades, quais os ideais, qual o contexto politico e econômico, tudo isso para entender o conceito do "belo" que se transforma pelas décadas e que é tão importante para entender os estereótipos atuais, referencias históricas e as intermináveis possibilidades de releituras. Eu estou amando!

1920. Os Anos Loucos. A era do Jazz. Hollywood.

as "Mulheres Ricas" da época haha
Contexto cultural:
Na literatura, Scott Fitzgerald lançou os livros "Seis Contos da Era do Jazz", cujo um dos contos inspirou o filme "O Curioso Caso de Benjamin Button", e "O Grande Gatsby" que virou filme e está sendo regravado com Leonardo DiCaprio no elenco. Em 1922, aqui no Brasil, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna realizada por intelectuais como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral.

Na Moda:
Jean Patou, estilista francês que ficou mais conhecido pelo sportwear e moda praia, Jacques Doucet que chocou ao subir as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres, são nomes importantes da década e, claro, não dá para falar sobre os anos 20 sem falar em Coco Chanel que emplacou um sucesso atras do outro, sempre sofisticada, com cortes retos, blazers, colares compridos (e o clássico perfume Chanel  n°5).

Coco Chanel
As mulheres se inspiravam nas atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford, uma outra figura feminina importante da época foi a cantora e dançarina Josephine Baker, uma das poucas negras que participava do cenário da época, sempre em figurinos ousados.

Gloria Swans
Mary Pickford
Josephine Baker
Na maquiagem, pele branca contrastando com os olhos pretos bem marcados e a boca carmim, remetendo ao formato de coração, as sobrancelhas eram tiradas e delineadas a lápis, bem finas. Os cabelos eram sempre curtos, "a la garçonne", ondas adornando o rosto, o look era tao sofisticado que ate hoje recorremos a ele.
  
Diane Kruger também com cabelos inspirado nos anos 20

Evan Rachel Woods com  cabelo  inspirado nos anos 20
Os anos 20 foram anos elétricos, intensos, muita música, olhos pretos e bocas vermelhas. Mas a festa acabou quando, em 1929, a Bolsa de Valores de NY registrou a maior baixa de sua história. E ai, tudo muda, mas o resto fica pros próximos capítulos.

E, para finalizar, eu maquiada de anos 20 pela também aluna do Liceu, Dri Chepezan, muita cola pritt na sobrancelha, isso mesmo, cola pritt na sobrancelha para "grudar" os pelos e obter uma superfície lisa para se trabalhar, uma vez que os pelos estiverem super colados, é só cobrir com corretivo, base e pó e redesenhar a sobrancelha nova!


Se você se interessou, seguem alguns filmes da epóca ou sobre a epóca:
Metropolis (1927) do autríaco Fritz Lang, A Corrida do Ouro (1925) de Charles Chaplin, O Fantasma da Ópera (1925) da Universal Pictures que inova na arte e na maquiagem, o ganhador do Oscar de melhor figurino "O Artista", o musical "Chicago", o original e o remake de "O Grande Gatsby" e todos os filmes que você encontrar sobre Chanel, vale lembrar que até o dia 29 de abril está rolando no CCBB-RJ uma exposição com 82 obras da Tarsila (a íntima) e a entrada é gratuita.

Beijo!

Um comentário:

  1. Acho que tentarei usar algo nesse estilo...Adorei!!!
    Parabéns...

    ResponderExcluir