Em tempos onde a mesmice reina nos meios de comunicação de massa, cada vez mais preocupados em ser politicamente corretos ou seguir padrões pré-estabelecidos, é cada vez mais importante dar voz a figuras que tentam quebrar paradigmas e mostrar para o mundo que existem mil outras possibilidades!!!
E foi com essa inspiração que pensamos na Belez'oca D'outrora da vez: a incrível Josephine Baker!
Para quem ainda não conhece, Josephine Baker foi uma das dançarinas e cantoras mais conhecidas dos Década de 20, os famosos "Anos Loucos". Fez seu nome na Broadway e estourou em Paris, onde mais tarde naturalizou-se francesa. Dominou o teatro de revista, trabalhou a imagem do seu corpo como poucas - ou nenhuma- mulher havia feito até então. Muitos consideram Josephine como a primeira grande estrela negra das artes cênicas!
Além do seu talento artístico que ajudou a romper barreiras, Josephine demonstrava também um grande engajamento político e social. Atuou fortemente a favor da causa negra, apoiando o movimento de Martin Luther King, na década de 50. E chegou a atuar como espiã durante a Segunda Guerra Mundial, sendo condecorada pelas Forças Armadas Francesa e recebendo também título da Legião de Honra diretamente das mãos do Presidente Charles De Gaulle!
Outro fato que merece destaque - entre tantos - foi que Josephine Baker adotou 12 órfãos de diferentes etnias durante sua vida, e chamava-os de "tribo arco-íris". Eram crianças provenientes de diversos lugares do mundo como Argélia, Marrocos, Costa do Marfim, Coréia... além de um francês judeu.
Sem dúvida foram muitos feitos no campo artístico e social. E pense que tudo isso começou lá trás, em plena Década de 20! (e tem gente achando a Angelina Jolie pioneira nas adoções.. hehe). Josephine Baker é aquele tipo de ser humano que não se vê por aí sempre, mas quando surge faz um barulho fenomenal, e só nos resta aplaudir de pé e levar como inspiração para vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário